segunda-feira, 26 de junho de 2017

10km em Guimarães

Nos últimos tempos comecei a arrepender-me de ter feito a inscrição nesta prova. Primeiro por os 10km de Aveiro à 2 semanas atrás terem corrido mal. Depois disso, os treinos foram sendo uma desgraça. Ou me doía os joelhos ou me doía as pernas. Cheguei mesmo a desesperar porque sentia que o corpo queria mais mas as pernas não conseguiam!!!

A semana passada regressei ao ginásio pois comecei a achar que o que podia estar a agravar a situação era a falta de diversidade nos exercicios.
Claro que este regresso em cima da hora já não iria ajudar na corrida de ontem... mas paciência!

Na sexta fui fazer um treino na rua. Não liguei ao tempo, o que eu queria era ver o que conseguia aguentar. 
Consegui correr 8km (com algumas desacelerações pelo meio) num tempo vergonhoso mas sem sentir que as pernas e os joelhos me falhavam. Andei mais 2 km.

Não fiquei confiante relativamente a tempo mas fiquei contente por ter conseguido correr sem desesperar!

Durante o dia de sábado decidi que nesta prova não iria levar phones. Já percebi que a falta de música não me faz grande diferença e os km iriam estar marcados por isso não necessitava do auxiliar na contagem dos km. Além disso não queria ir com a pressão do tempo. Apenas queria completar os 10km.

A partida da prova foi horrível! Numa zona de terra em que literalmente comi pó seguida de um afunilamento em que tive mesmo de parar para conseguir passar.
Depois disso, muito paralelo! Sempre que pude fugi dele indo pelo passeio mas nem sempre foi possivel.
Até aos 5km apenas caminhei em 2 ou 3 curvas.
Aos 5km tive de abrandar e caminhar. Era zona de abastecimento e eu queria beber água (para mim beber água a correr é impossivel) e o chão estava muito molhado. Como devem imaginar, chão de paralelo molhado é uma combinação para um valente tombo!
Terei andado uns 200m e reiniciei a corrida. O facto de me terem perguntado as horas não me alterou nada. Propositadamente não fiz contas... não queria saber!
Confesso que nos segundos 5km, parei algumas vezes para caminhar mas coisas esporádicas e rapidamente voltava ao ritmo de corrida.
No abastecimento dos 8km, peguei numa garrafa mas como não quis parar acabei por a deitar fora.

A partir dos 7km fui a par de outra senhora (que ia olhando para trás porque +/- na altura em que fomos a par deixou o filho para trás). Só me lembrava do que me tinha acontecido em Aveiro por isso tentei nunca me chegar muito perto nem que ela se chegasse muito.
Já tínhamos passado o marco dos 9km e ela começa a caminhar. Aí eu tive de intervir! Disse-lhe "vá lá! já falta pouco!". Ela respondeu que não queria abrandar e veio comigo! :D 

Quase a chegar à meta olho para o cronometro e vejo que marcava 1h04 e poucos segundos. O meu rosto deve ter-se iluminado!!! Naquele momento fui buscar forças nem sei bem onde e passei vendo 1:04:30.
Dei um salto, gritei "YES!" e segui.... apanhei tudo a que tinha direito e saí dali para processar que desta vez tinha mesmo conseguido fazer os 10km em menos de 1h05!

Estava feliz!

Tempo oficial: 1:04:39
Tempo chip: 1:03:30

YES!!!!!

6 comentários:

  1. Não há nada melhor do que essa sensação de desafio superado, depois de tantas desventuras! Por vezes, é quando o ânimo e a confiança estão mais em baixo, que as coisas correm melhor.

    Parabéns, mais uma vez! Agora é continuar a treinar e pensar na próxima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! A próxima será depois do Verão.... já tinha decidido que não voltava a provas depois desta ;)

      Eliminar
  2. Parabéns!! Faco minhas as palavras da Agridoce! Por vezes quanto mais pensamos nas coisas pior.

    O feedback que tenho de amigos que fizeram a Meia é que existe demasiado empedrado pelo percurso e isso não ajuda mesmo nada.

    Venha a próxima! Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      O A. diz que depois dos 10km era mais asfalto... mas até ali o que dificulta é mesmo o piso.

      Eliminar
  3. muito bem e muitos parabéns :D mulher valente!

    ResponderEliminar