quinta-feira, 13 de abril de 2017

Saúde acima de tudo!

Neste momento encontro-me numa fase em que, acima de tudo, quero zelar pela minha saúde.

Para isso, vou ao ginásio com uma frequência aceitável (e como costumo dizer, não me interessa ir lá fazer coceguinhas ao corpo... para isso ficar sentada no sofá é mais confortável) e tento ter uma alimentação o mais saudável possível.

Em busca da alimentação mais adequada para mim, tenho lido muito sobre vários tipos de alimentação, sigo nas redes sociais várias pessoas que praticam vários tipos de alimentação, etc.
O certo é que retiro ensinamentos de todos... mas a regra mais importante é dizer não aos alimentos processados, tentar sempre fazer comida fresca com alimentos frescos é o que mais resulta comigo.

Essa regra vem, essencialmente, do regime paleo. O problema deste regime é que restringe muito os alimentos.
Não podes comer hidratos de carbono porque.... Não podes comer leguminosas porque... Não podes comer....
Resumindo, podes comer proteína e gordura (eu sei que esta é uma visão muito limitada do que é o paleo) e pouco mais.

Ora, com isso eu não concordo! Ok, legumes e fruta têm hidratos de carbono... mas será que vem um mal tão grande ao mundo se eu comer um pouco de arroz integral para complementar a minha refeição? Bom, não vou falar pelos outros.... mas a mim não vem! Aliás, fico muito mais satisfeita nas refeições em que tenho essa porção no prato.

Tudo isto para dizer que já falei sobre este assunto com um instrutor do ginásio (apanhou-me num grupo de alimentação paleo no facebook e não descansou enquanto não veio falar comigo) e ele concorda comigo. Comer de tudo um pouco, ouvindo o nosso corpo.

Ora, ontem durante o meu treino ele estava a ser PT de uma rapariga que eu sei que pratica paleo. A certa altura ouço a seguinte conversa:
PT - O que vais comer depois do treino?
Ela - Proteína....
PT - E hidratos de carbono?
Ela - ... e papas de aveia com fruta.
PT - Se eu sei que não comes hidratos de carbono chateio-me a sério contigo!

Ao ouvir esta conversa não consegui evitar um sorriso... porque lá está, já falei com ele sobre esse tipo de alimentação e sei que ele é contra. Por isso imagino o quanto ele não a deve chatear com isso!

6 comentários:

  1. Eu também não sou muito apologista de tudo o que são dietas muito restritivas. Sou adepta da variedade, acima de tudo.

    Existem algumas teorias que alguns atletas seguem, que defendem que podes habituar o teu corpo a ir buscar energia à gordura e não aos hidratos. É um processo longo porque estás a obrigar o teu corpo a mudar a sua forma de funcionar, mas há quem diga que resulta. É muito polémico... Eu prefiro continuar a ir buscar a minha energia aos hidratos e não abdico deles :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu considero que não deves cortar nem numa coisa nem na outra. Ambas se devem complementar e deve-se escolher tanto gorduras como hidratos de boa qualidade.

      Desde que sou adulta que as análises acusam colesterol alto. Durante anos e anos, cortei imenso nas gorduras (recomendações médicas) sem qualquer sucesso. A única altura em que tive o colesterol com valores aceitáveis foi quando fiz uma alimentação sem qualquer cuidado (basicamente andava com o apetite no minimo e essa era a forma de ir comendo qualquer coisa).
      Nunca pensei muito no porquê de isso ter acontecido mas agora começo a achar que poderá ter a ver com a ingestão de gorduras. Ainda não fiz análises desde que tenho implementado estas mudanças... tenho de fazer para verificar se houve alguma alteração.

      Eliminar
  2. Eu estou num grupo paleo e nunca ouvi para não comer hidratos mas sim para preferir arroz selvagem ou vaporizado e batata doce mas para quem quer perder peso deve retirar.
    Mas retiram leguminosas (grão e feijão) que acho drástico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas olha que a base do paleo diz para eliminar os hidratos de carbono.

      Exemplos:
      https://ultimatepaleoguide.com/paleo-diet-food-list/#
      http://www.paleoflip.com/paleo-diet-basics/
      http://paleoxxi.com/a-evitar/

      Eliminar
    2. http://paleoxxi.com/a-evitar/

      A evitar mas não cortar, lê e falam aqui de produtos aioritariamente processados, que arroz é OK mas depende da quantidade e do objectivo. Neste grupo acho que eles apelam ao bom senso e ao equilíbrio como em qualquer dieta. Só retiram/desaconselham alguns produtos, ou informam o que se deve consumir em moderação...
      Acho que como em tudo é uma questão de equilíbrio apesar de haver certos alimentos que estou mesmo a retirar (nomeadamente leite e derivados)

      Eliminar
    3. Eu sigo este grupo no facebook e eles são mais moderados que o paleo na sua forma original.

      Eliminar