Avançar para o conteúdo principal

Há sensações fantásticas!

Hoje (dia 15.10.2013) estou a escrever este texto que apenas será publicado daqui a algum tempo (ainda não sei muito bem quanto).

Tudo começou há muitos anos atrás. Sinceramente não sei exactamente há quantos mas sendo que ainda estava na faculdade foi, pelo menos, há 10 anos.
Enquanto estava na faculdade tornei-me doadora de sangue e daí a considerar tornar-me dadora de medula óssea foi um "saltinho".
De todos estes anos, nunca fui chamada para fazer testes adicionais.
Até hoje! Hoje ligaram-me, perguntaram se ainda estou disponível para efectuar uma dádiva de medula óssea e fizeram uma série de perguntas de rotina. Pediram-me para fazer uma recolha de sangue de forma a fazer testes adicionais e confirmar se a pessoa que necessita é mesmo compatível comigo.

O que sinto? É uma mistura de sentimentos antagónicos. Se por um lado sinto-me bem porque há a possibilidade de ajudar alguém, por outro não posso deixar de ficar triste por saber que há alguém geneticamente parecido comigo que está doente!
Espero poder ajudar essa pessoa.
_________________________________________________________

(17.10.2013)
Lá fui ao Centro de Histocompatibilidade do Norte fazer testes adicionais para saber se sou realmente compatível com a pessoa que necessita de ajuda.
Fiquei a saber que a percentagem de isso acontecer é muito baixa (3%). Esta 1ª triagem é feita com várias pessoas no mundo.
O médico explicou-me como se processam todos os procedimentos... e também me explicou que, mesmo que eu seja compatível, poderei nunca fazer a doação por o doente não se encontrar em condições para receber o transplante ou por este se restabelecer ou por falecer.
Contou-me que teve uma situação em que o período de tempo entre o 1º contacto com o doador e a concretização do transplante demorou 4 anos!

Pouco depois de iniciamos a conversa disse-me "Sofia, se se comprovar que é compatível com o doente eu ligo-lhe a dizer que você ganhou o euromilhões!"
Apenas lhe respondi "Dr., nesse caso quem terá ganho o euromilhões é o doente, não eu! Eu só estarei a cumprir com o meu dever cívico"
Ao que ele ripostou "Não Sofia, você é que terá ganho o euromilhões.... porque você poderá salvar uma vida praticamente sem esforço!"
Aí eu só pude sorrir. Acho que ainda não tinha bem tomado consciência desse ponto. Eu posso efectivamente salvar alguém um dia!!!

Algumas horas antes a minha mãe (quando soube o que eu ia fazer nesse dia) disse que eu era a pessoa mais corajosa da família... precisamente por ser dadora de sangue regular e por estar inscrita no banco de dadores de medula.
Na hora, desvalorizei... mas depois da conversa com o médico percebi o quanto é de louvar a minha atitude precisamente porque apenas uma pequena percentagem de pessoas toma este tipo de iniciativa.
Hoje em dia, devido a casos mediáticos, há mais pessoas a tornarem-se dadoras... mas ainda é muito pouco!
______________________________________

E hoje (05.12.2013) acabei de saber que tenho uma carta do centro de histocompantibilidade em casa à minha espera. Isso apenas pode significar que não se comprova a minha compatibilidade com a pessoa que necessita da dádiva.
Parece que não ganhei o euromilhões.... mas espero que a pessoa tenha ganho!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje escrevo-vos com o coração

[e publico para o mundo inteiro ver... porque há coisas que o mundo não precisa de saber mas há outras que preciso tirar de dentro do peito]

Há 4 anos atrás descobri que vinha sendo enganada pela pessoa que amava. Durante uns dias hesitei mas acabei por tomar a decisão mais dificil que alguma vez tomei: decidi que não queria mais aquela pessoa na minha vida. 
Psicologicamente estava de rastos... só eu sei o que passei, nesse último ano, nas mãos da pessoa que me tinha feito promessas vãs.

Das últimas conversas que tivemos ele disse-me que iria apagar o seu perfil de Facebook. Para eu não achar estranho... que essa decisão nada tinha a ver comigo, que era ele que precisava de o fazer apenas por si próprio.
[sim, eu lembro-me dessa conversa como se tivesse acontecido há 2 minutos atrás.... o raio da memória nesse tempo ainda era grande, enorme. 
hoje em dia é uma titica e quase não me lembro do que fiz hoje de manhã]

Tudo muito certo até eu descobrir, meses mais tarde, que quando ele me disse…

Acho que preciso esclarecer

A quem não convive comigo diariamente... Não me interpretem mal!

Eu segui e sigo em frente todos os dias. A pessoa a quem me refiro no post anterior é passado e não possuo qualquer sentimento por ele... nem sequer ódio.
As recordações do tempo que passamos juntos são-me completamente inócuas. Foram vivências e apenas isso.

A irritação que vos transmiti... eu diria que acontece de ano a ano e, lá está, apenas porque sinto que há ali um poder sobre mim. E se há coisa que eu não gosto é que tenham poder sobre a minha pessoa.

[eu sei que pareço calminha e, por vezes, até submissa.... mas é algo que não sou mesmo!]

Ia chamar este post de "homossexualidade" mas o que vou escrever é mais abrangente que isso

Acabei de ver o excerto do vídeo em que 2 jogadores do Sevilha, ao celebrarem a sua vitória contra o Benfica, se beijam.

Não sei se são heterossexuais, homossexuais ou bi e sinceramente não me interessa particularmente qual a sexualidade de duas pessoas sobre as quais nunca tinha ouvido falar a não ser há umas horas atrás.
Mas já que vou opinar, não me pareceu que aquele beijo que tenha sido algo "novo" entre eles... foi um beijo de quem se beija dessa forma, ou seja, não houve aquele momento surpresa. Sendo que isso não quer dizer absolutamente nada quanto à sexualidade de ambos.

E agora voltando ao que me levou a pensar escrever este texto.
Lembro-me de, não há muito tempo, ter visto uma notícia que divulgava o primeiro jogador de futebol a assumir-se como homossexual. Penso que ele era alemão... ou então jogava num clube alemão, já não sei muito bem. Lembro-me que nessa altura pensei que ele não poderia ser o único homossexual nesse meio. O problema é que o futebol é um d…